Registro de domínio – Como consultar e comprar

o que é um domínio?

De forma simplificada domínio é o “nome/endereço” do seu site. 

Ex: www.nomedasuaempresa.com.br

Ex: www.seunome.com.br

Como faço para registrar o meu site? opção nº1

Sempre recomendados o site www.registro.br para o cadastro de qualquer domínio. Na grande maioria das vezes a extensão “.com.br” é a melhor escolha. Dentro deste site você digita o endereço que você deseja procurar e vê imediatamente se ele está disponível. Infelizmente existe um comércio por trás da compra/venda de domínios. Pessoas compram dezenas de registros que possuem potencial para revender no mercado por um preço muito mais alto. As vezes fica bem chato de escolher um por conta da falta de disponibilidade. 

verifique a disponibilidade do domínio

painel do registro.br

Depois de fazer o cadastro do site e comprar seu domínio, este é o painel principal do site: 

opção nº2 - Comprar junto com sua hospedagem

Todo site irá precisar também de uma hospedagem (provedor) para que ele fique online. Todas empresas oferecem venda de domínios, porém o valor da anuidade sempre fica de R$3 a R$5 mais caro em comparação com o “Registro.br”. Caso você contrate um plano de 12 meses o domínio sai de graça no primeiro ano. 

Importante: Ao comprar um domínio “.com.br” em um provedor, o domínio fica “preso” e você só poderá comprar outros domínios “.com.br” através da empresa de hospedagem. Não é possível comprar usando o mesmo CPF em lugares diferentes. 

próximo passo: contratar uma hospedagem de sites

Para que seu site fique online nós precisamos de um servidor para referenciar o domínio e inserir os arquivos. Na próxima aula daremos dicas fundamentais para você escolher uma boa empresa. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook

Marcelo Mascarenhas

Formado em Design pela universidade FUMEC em Belo Horizonte, Marcelo Mascarenhas tem atuado no mundo do Marketing Digital, Wordpress e SEO desde 2011. Atualmente trabalha como produtor/afiado de cursos online e também como web designer. Fundador do “Supersônico”, acredita que empreender na internet pode ser bem mais simples do que imaginamos quando trabalhamos com as ferramentas certas.